Por que dar brindes personalizados?

Porque devo dar brindes para meus clientes?

Os brindes podem ter várias funções dentro da estratégia promocional de uma empresa, que são:

• Lembrança da marca – Quando os brindes acompanham as pessoas em vários momentos da sua vida profissional. Serve para fidelizar e ajuda a manter o reconhecimento da marca perante seu público-alvo. Por exemplo: uma agenda, uma caneta ou um chaveiro.

• Agradecimento – Quando os brindes sugerem agradecimento por um bom ano de relacionamentos.

• Abertura de negócios – Quando os brindes pretendem facilitar o contato inicial com um cliente ou então manter o relacionamento enquanto se está em negociação.

• Reconhecimento – Quando os brindes é uma forma de reconhecimento da importância do cliente para a empresa. E a composição dos brindes dados pela empresa pode ser diferente para cada uma das funções acima, levando-se em consideração: o público-alvo, o posicionamento da marca e os resultados esperados da ação.

O primeiro ponto é saber exatamente quais objetivos deverão ser alcançados com a distribuição de brindes, por exemplo: uma empresa que resolve dar canetas precisa se perguntar no que isso vai reforçar a marca ou reconhecer o cliente como importante. O que não dá para fazer é ter um pacote de canetas e distribuí-las para toda e qualquer pessoa que cruzar a frente do vendedor, como, aliás, acontece em muitos casos. A entrega deve ser seletiva e com critérios bem definidos.

Os brindes dado com a intenção de fidelizar é diferente daquele para conquistar novos consumidores. Se o consumidor já é cliente antigo, não é necessário dar um presente que seja usado no dia a dia. Agora, se você pretende atingir um novo cliente, o mais importante é ter sempre um fôlder explicativo anexado ao brinde ou alguma coisa que convença e atraia o consumidor. Depois que o atraiu, você o fideliza. Fim de ano de que clientes gostam de brindes, não há dúvidas. Um brinde é sempre um objeto de desejo. Em evento ou no supermercado, se há fila, é porque estão dando brindes. Escolhendo corretamente, mais que decidir comprar brindes, é preciso escolher o presente certo para o cliente. Destacamos que:

• É preciso trabalhar sempre pensando em qual é a ação que você vai fazer e qual público quer atingir – damos o exemplo de uma empresa de transporte que queria dar um kit pizza para seus clientes caminhoneiros. A ideia era fazê-los lembrarem da empresa sempre que fossem procurar por algum dos serviços oferecidos. O problema é que o presente que a empresa queria não era a melhor opção nesse caso. Afinal, não seria o caminhoneiro que usaria o kit pizza, mas sim sua esposa, já que, no dia a dia, um caminhoneiro raramente pode fazer uma pizza. As sugestões seria, por exemplo, um kit de barbear, um boné, uma camiseta, um chaveiro para o caminhão, etc..

• Os brindes devem estar ligados à cultura da organização – Por exemplo: para uma gráfica de livros, um boné talvez não seja o brinde mais indicado. A empresa pode buscar um marcador de página, um led para ler livros à noite ou uma caneta. É preciso pensar no que vai ser mais útil para o cliente e qual é a mensagem que a empresa quer passar.

• É preciso ter qualidade – Nunca dê produtos de má qualidade, pois a imagem da sua empresa vai estar fixada em algo ruim. Senão, imediatamente os brindes vão ser jogados fora e vão falar mal de sua empresa. Procurar atrelar a imagem da sua empresa aos brindes é fator primordial.

Mais que uma maneira elegante de conquistar clientes, os brindes fazem parte da estratégia de comunicação da empresa, já que fortalece a marca na mente e, muitas vezes, no coração dos consumidores. Quem conviveu com crianças ou pré-adolescentes na década de 90 podem confirmar a paixão que elas tinham pelo “tazo-mania”, um brinquedinho de plástico colecionável que vinha dentro dos salgadinhos da Elma Chips. Com certeza, o custo desses presentinhos não era tão alto para a empresa, mas em comparação, a impressão que causou para os pequenos consumidores foi imensa. Como medir o resultado? O resultado da operação não é simples de ser medido porque, em grande parte das vezes, a empresa não registra a distribuição dos brindes (qual foi para quem?), o que dificulta a alocação dos resultados efetivos a clientes individuais. Um bom CRM registra não somente o que o cliente fez (contatos, compras, reclamações, etc.), mas também o que a empresa fez junto a esse cliente.

Então, a primeira dica é tentar incluir essas informações – que clientes receberam os brindes escolhido – no sistema de dados da empresa. A segunda é tentar medir os resultados das vendas nos períodos em que os brindes são distribuídos, procurando identificar uma melhora incomum. A melhor maneira de fazer isso é testar em grupos de diferentes clientes: grupo A recebe brindes e grupo B não recebem os brindes. Ao fim do período, você conseguirá avaliar se o grupo que recebeu o brinde realmente comprou mais.