Por que usar material impresso para divulgação?

Com o avanço da internet é comum as dúvidas se, ainda, devem investir em materiais impressos para a divulgação de suas campanhas ou se deveriam investir no meio digital. É verdade que nos últimos anos o mercado da publicidade online tem crescido expressivamente, e registrado recordes de investimento mundial. O meio digital tem um alcance maior e mais rápido, uma mensuração de resultados mais detalhada e precisa e uma possibilidade de interação com o público no mínimo interessante. Porém, mesmo com todas essas características extremamente atraentes as empresas não deixam de investir em mídias tradicionais, como os materiais impressos. Na verdade, esse tipo de divulgação ainda leva a maior parte dos investimentos.

Mesmo com toda a velocidade do mundo virtual é muito difícil, quase impossível, que um monitor supra o sentido natural do tato, olfato ou da visão. O material impresso traz essa realidade para o público, que ao receberem um catálogo, por exemplo, experimentam a textura, as cores e a definição das imagens. Além disso, as pessoas não ficam conectadas o tempo todo e o material impresso quebra essa limitação.

Vale dizer então que o ideal é o equilíbrio. É claro que no dinâmico mundo atual nenhuma empresa pode se dar ao luxo de não estar presente na internet. Mas isso não quer dizer que os materiais impressos devam ser esquecidos. Por mais tecnológicas que estejam as coisas, ter um cartão de visita, um catálogo e um papel timbrado (por exemplo) ainda contribui muito para a imagem da empresa e para credibilidade que ela passa para o mercado.